quinta-feira, 17 de junho de 2010

O país da Copa e os país de Copas... (2)

Talvez foi pensando neste fenômeno(ver postagem anterior O país da Copa e os país de Copas... (1)), que uma grande fenômeno da humanidade e não estou citando aqui  "Ronaldos e Cia LTDA", nada contra, mas digo de um homem que foi capaz de mudar o rumo da história de um  país(e ouso dizer, de muito mais que um país, pois suas atitudes e pensamentos ainda hoje inspiram atos de novos sujeitos) Nelson Rolihlahla Mandela... bem, para quem não conhece, a historia foi o seguinte...

Após ser eleito presidente  da África do Sul, Mandela, sabia que em  seu país predominava o racismo, além de permanecer economicamente dividido, em decorrência do Apartheid( segundo a  Wikipedia"separação" em africânder, foi um regime de segregação racial adotado legalmente em 1948 pelo Partido Nacional na África do Sul segundo o qual os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separados dos brancos, de acordo com regras que os impediam de ser verdadeiros cidadãos. Este regime foi abolido por Frederik de Klerk em 1990), no entanto, percebe que o Esporte (neste caso o Rúgbi, um precursor do Futebol Americano) poderia ser uma excelente forma de unir a população. Para tanto, aproxima-se do Capitão da Equipe para incentivá-lo a ganhar a Copa do Mundo e mobiliza a população a torcer para o time que os representava, sem distinção de cor ou economia a ÁFRICA DO SUL, mesmo o time desacreditado, até mesmo pelos seus, torna-se campeão, não só o time, mas toda uma nação.

Pode parecer que isso tenha sido apenas um momento, mas este ato desencadeou inúmeras situações antes impensadas entre pares neste país!! Um filme, que 'fidedignamente' retrata esta situação é Invictus(2009) do Diretor Clinton Eastwood com Morgan Freeman , Matt Damon  intrepretando os personagens citados acima, recomendo!! Se preferir, tem o livro que inspirou este filme: CONQUISTANDO O INIMIGO do autor John Carlin.

Mas recorri a um fato histórico da África do Sul, o país da Copa 2010 para pensarmos um  pouco em nossa realidade, Brasil o país de Copas, já somos um país campeão...


Porém, não é só em copas que somos campeões... assunto para o próximo post

Um comentário:

  1. Cara, maravilhoso seu pensamento!E acredito que não somos verdadeiramentes campeões, temos muito o que conquistar ainda.

    ResponderExcluir