domingo, 7 de novembro de 2010

Havia esquecido-me como as cadeiras do Ensino Médio são desconfortáveis!!!

foto: Blog Renova 7

Ao entrar novamente em uma Escola Estadual, depois de quase 8 anos e sentar-me em uma cadeira que quase não coube-me(não sou grande, conheço adolescentes que são maiores que eu), tive uma estranha sensação de que realmente nossa educação Básica Pública não é nada motivante. Para começar estas cadeiras desconfortáveis, afinal, é onde o estudante é obrigado a passar sentado quase 5 horas seguidas por dia. Talvez ai está o verdadeiro motivo da dificuldade de concentração e quietude dos estudantes quando o professor explica a enfadonha matéria. Já exposto então, um outro ponto... as vezes as aulas são simplesmente insuportáveis, basta pensar numa aula de matemática, física ou química, ou até mesmo, história, literatura e português.  Se preferir sente-se ao lado de um adolescente e questioná-lo sobre o assunto.

Temos que entender que as prática tradicionais de usar apenas cuspe e giz não cabe mais no ato de lecionar. Estar bem em sala de aula, parte de um mínimo conforto para que o estudante sinta-se bem ao estudar. As escolas particulares ja descobriram isso a um tempo. Acesso a educação de qualidade deve ser entendido em todos os seus aspectos. 


foto: Bog da China
Ontem ao ler alguns posts no twitter uma pessoa havia postado "na escola aprendemos 2+2= 4 e na prova cairá  24x + 1 * 8 –x + 3 = 16–1 " engraçado, pra não dizer trágico. Ao entrar no orkut, deparei-me com a comunidade "Eu não mato aula, é ela que me mata!", isso apenas para ilustrar, poderia dar inúmeros exemplos aqui. Acredito que esta seja uma forma na atualidade de criticar nosso atual sistema de ensino.  E muitos que tem conhecimento disso, fazem "vista grossa".  

Esta na hora de inovar, vivemos em um mundo em que as novas tecnologias devem ser usadas a nosso favor. E se simplesmente ignorar sua existência como tem ocorrido, fatos com o de hoje, em que o uma jovem ao divulgar pelo Twitter, através do celular,  o tema proposto da redação, será constante. Afinal, apesar das tecnologias não estarem nas escolas, com certeza os jovens brasileiros sabem onde encontrá-las... e este jovem não são apenas os de escolas particulares!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog.Ele transmite bem essa sua postura crítica, típica de quem não aceita uma realidade sem indagar.
    Grande abraço.
    Leve esse projeto adiante. Iniciativas assim fazem a diferença.

    ResponderExcluir